Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

14 de agosto de 2018

Como definir e cumprir metas pessoais e profissionais

“Quero ser referência em Gestão de Projetos aos 27 anos. O que preciso fazer para chegar até lá?”. Questionar-se pode ser o primeiro passo para alcançar definitivamente a rotina de metas. Nesse sentido, para entender como definir e cumprir metas pessoais e profissionais, de maneira realista e satisfatória, você precisa entender alguns quesitos e cumprir alguns passos. Veja abaixo:

O primeiro momento de definir e cumprir metas

Para início de conversa, estabelecer uma meta não é a mesma coisa que estabelecer a meta correta. Isso quer dizer, em um processo de definição de objetivos, você precisa entender quais serão os pontos mais desafiadores e que te levarão a alcançar o macro. Ou seja, por mais que você tenha “sub metas”, todas elas precisam estar voltadas para um propósito único.

O propósito

Nesse sentido, o propósito é aquilo que move você – ou a sua empresa. Ele está diretamente ligado à finalidade do próprio ser. Ou seja, é a razão pela qual algo existe ou é feito. Se você entende que a finalidade da sua empresa é transformar a gestão de projetos, logo, o seu propósito deve girar em torno disso.

Levando em consideração esse contexto, o seu propósito é aquilo que te move em direção a sua meta e seus objetivos.

O que compõe uma meta?

Geralmente a meta é composta por três elementos básicos, que são eles: objetivo, valor e prazo.

  • Objetivo: consiste em um objetivo macro organizacional/pessoal
  • Valor: um valor bem definido para saber se o objetivo definido anteriormente foi alcançado.
  • Prazo: uma data final para alcançar o objetivo primeiro.

Para ter uma visão mais direcionada sobre o assunto, veja o exemplo a seguir:

  • Objetivo: quero reduzir meus custos de produção
  • Valor: em 10%
  • Prazo: até dezembro de 2018

Como definir e cumprir metas pessoais e profissionais

Para definir metas de forma bem feita você não pode pensar em objetivos inatingíveis ou em metas que não estão diretamente ligadas à melhoria da sua organização. Para isso, estude o histórico do indicador; faça um benchmarking externo e interno; tenha determinação de lacuna e meta.

Fuja de metas rasas

Metas que apenas visam crescimento, sem mirar em lugar nenhum, não devem estar dentro do seu planejamento. Mais do que isso, metas que não servem de referência para o período vigente ou que não desafiem a equipe são totalmente dispensáveis.

Leia mais: 7 dicas para melhorar o trabalho em equipe da empresa

A primeira meta a ser estabelecida

Uma empresa, da mesma forma que uma pessoa, pode ter vários objetivos diferentes. Neste sentido, quanto maiores os sonhos, mais esforço precisa ser feito para alcançá-los. Para isso, a primeira coisa que você deve pensar é nos seus recursos financeiros. Isto porque, no mundo de hoje não se vai a lugar nenhum sem ter em mente os planejamentos de gastos e lucros.

A partir do estabelecimento desta, outras devem ser desdobradas, respeitando os principais objetivos, como vimos anteriormente. Dessa forma é possível indicar ações e ter indicadores mensuráveis. Ou seja, aqueles que estão diretamente ligados às metas.

Para entender métodos eficazes para auxiliar na definição da sua meta, acesse o Ebook: 8 perguntas sobre Metas.

Agora que você já sabe como definir e cumprir metas, acesse para conversar sobre o tema e Fale com um de nossos Especialistas.

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by